LIVRO CRIATIVIDADE NA ESCOLA
(FERNANDA HELLEN RIBEIRO PISKE & SARA BAHIA)
Este livro
apresenta estudos e pesquisas nacionais e internacionais envolvendo a teoria e
a prática de autores do Brasil, de Portugal e da Espanha para fundamentar o
desenvolvimento do potencial de todas as crianças, incluindo as que
possuem altas habilidades/superdotação (AH/SD) e talentos a partir de um
ensino criativo na escola. Tem um conjunto de propostas
para promover a criatividade no contexto de escolas, Universidades e outras
instituições. Esse atributo se faz premente e requer práticas educacionais que
possibilitem o seu desenvolvimento.
Nos dias atuais, a criatividade vem sendo
reprimida, principalmente nas escolas onde há alunos superdotados altamente
criativos e alunos que de modo geral buscam por um ensino inovador. Neste
sentido, os profissionais da educação precisam utilizar medidas educativas que
instiguem a curiosidade e interesse de cada discente.
Esta obra busca inspirar todos os leitores a
usarem o seu potencial criador para uma vida melhor e um mundo mais colorido e
cheio de inovações nas escolas a partir do desenvolvimento da criatividade. É
justamente a partir de um ensino fora do padrão, que possibilite a liberdade de
expressão que é possível perceber o verdadeiro sentido do processo da
aprendizagem. Professores, psicólogos, pedagogos, profissionais da
educação, famílias, alunos, e toda a sociedade, unidos em prol de escolas mais
criativas e inovadoras.
As Autoras
Fernanda
Hellen Ribeiro Piske
Mestra em Educação da Universidade Federal do
Paraná, na linha de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Cursa
especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva no Centro
Universitário Internacional Uninter (2012). Possui graduação em Pedagogia na
Universidade Federal do Paraná (2011) e graduação no curso Superior de
Tecnologia em Comércio Exterior na Faculdade de Tecnologia
Internacional de Curitiba (2010). Participa e apresenta pesquisas em Congressos
e Eventos com temas relacionados à Formação de professores, Afetividade,
Desenvolvimento socioemocional, Criatividade, Direitos humanos, Educação
Especial, principalmente com referência à área de Altas
Habilidades/Superdotação (AH/SD).
Sara Bahia
Professora de Psicologia do Desenvolvimento na
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e investigadora do
Instituto da Educação da mesma universidade nos domínios da criatividade,
educação artística e diversidade cultural, tendo mais 100 publicações nacionais
e internacionais. Colabora com vários mestrados em Educação Artística,
Teatro e Dança do Instituto Politécnico de Lisboa e com diversos ateliers de
pintura de instituições para cidadãos com deficiência mental.
Coordena o Programa de Enriquecimento Criativo da Delegação de Lisboa da
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação e é Presidente
da Assembleia de Representantes da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário